O Espaço Mostra Iguatemi inaugura com a Exposição ‘Veredas’

O objetivo principal do Espaço Mostra Iguatemi é dar visibilidade às obras dos artistas cearenses e aproximar ainda mais o público do que nossa terra pode oferecer. Fernando França percorre há 30 anos a estrada da arte e revela que o nome da exposição refere-se ao trabalho desenvolvido pelos três artistas. “Pensamos em um nome que pudesse sugerir os diversos caminhos técnicos, estilísticos, conceituais e temáticos em que transitamos e que sempre acabam se bifurcando naquilo que estamos construindo ao longo de nossa trajetória individual: a tão buscada identidade artística – mesmo que em nossos casos, por conta de uma inquietude que sempre nos acompanha, ela transpareça multifacetada”, afirma.

 

 

Vando Figueiredo integra o time de artistas da exposição e se auto define como um artista livre e inquieto. “Gosto de realizar obras que me dão prazer e significado e isto pode ser visto e sentido através das diversas e variadas temáticas que emprego em meus trabalhos. Durante a minha trajetória, além do desenho e da pintura, realizei vários ensaios com performances, instalações, objetos artísticos, gravuras e esculturas, mas dentre estas as minhas maiores formas de expressão ocorrem com o desenho e a pintura, utilizando variadas técnicas e suportes”, revela.

 

Para o terceiro artista da exposição “Veredas”, Carlos Lebran, criar suas artes é um processo sem bula ou receita. “Geralmente esboço, crio um projeto antes de ir para execução mas, às vezes, a obra “nasce” sem um prévio desenho ou ideia concebida. Na exposição “Veredas” o público poderá acompanhar uma visão geral sobre o meu trabalho feito nos últimos anos, com apresentação de obras que venho desenvolvendo ou que fazem parte de meu acervo do ateliê. A minha expectativa é que a mostra traga um grande público e que haja a aproximação dele com nossa obra de arte”, conta.

 

Para aqueles que valorizam ter uma obra de arte em um dos ambientes da casa, os 80 trabalhos da exposição estarão disponíveis para venda. O Espaço Mostra Iguatemi funciona para visitação do público no mesmo horário de funcionamento do shopping.

 

Sobre os artistas:

 

Fernando França, desenhista, pintor e mestre em literatura pela Universidade Federal do Ceará. Neto de migrante cearense, que partiu para o Acre por volta de 1877, nasceu em Rio Branco (AC), em 1962. Iniciou-se nas artes ainda na infância e profissionalizou-se após sua mudança para Fortaleza, capital do Ceará, no início dos anos 1980. Apresentou suas obras em diversas exposições coletivas e individuais no Brasil, Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Dinamarca, Polônia e Cabo Verde.

 

Vando Figueiredo nasceu em Fortaleza, dia 29 de setembro de 1952. Desenhista, pintor, gravador e escultor, com exposições e premiações no Brasil e no exterior. Em 1988, iniciou sua carreira no XIII Salão da Unifor Plástica, em Fortaleza-CE. Diplomado em desenho e pintura, através de curso ministrado por Raul de La Nuez, licenciado pelo Instituto Superior de Arte de Havana-Cuba. No exterior, expôs no Chile, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Dinamarca e Polônia.

 

Carlos Lebran é natural de Fortaleza, mas com raízes também em Portugal. Desde cedo conviveu com o universo lírico e profissional das artes, crescendo entre artistas e colecionadores. Em 2003 morou na Espanha onde obteve graduação em Escultura na universidade de Salamanca. Já participou de algumas exposições coletivas, incluindo o XV e XVI Salão Unifor, bienal já consolidada entre o meio cultural e acadêmico de Fortaleza. É membro fundador da Academia Cearense de Artes Plásticas (ACAP), hoje, Academia de Arte e Cultura do Ceará (AACC), a qual ocupa a cadeira de número 17.

 

O Espaço Mostra Iguatemi está aberto para visitação de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos das 13h às 21h.

Coberturas
Mais recentes
Destinos
Entrevistas