Phygital beauty: do mundo virtual para o presencial, marcas nativas digitais
levam seus recursos tecnológicos para se conectar mais com o público
A inteligência artificial chegou até ao ambiente dos salões de beleza. Faz tempo que esse mercado está cada vez mais se conectando com a tecnologiapara proporcionar experiências inovadoras por meio da digitalização e da virtualidade: ambientes instagramáveis, simulações de visuais, realidades paralelas, entre muitas outras iniciativas inovadoras estão transformando o universo dos salões de beleza em verdadeiros oásis high tech pelo mundo.Agora no Brasil, uma visita ao cabelereiro também ganha outro patamarcom a novidade da MeuQ: já é possível fazer um diagnóstico do cabelo e ter um tratamento capilar totalmente personalizado por meio de inteligênciaartificial com seu novo equipamento especial de manipulação on place, –similar a uma máquina de café expresso – que entrega a experiência de personalização via profissionais de beleza, com soluções únicas de tratamentos capilares, atendendo a individualidade de cada cabelo e elevando a experiência e performance dos serviços em salões por meio da inteligência artificial e de um sistema automatizado de personalização.
Digital, mas físico
A cada vez mais tênue linha que divide as experiências de beleza físicas das digitais também já ganhou nome: phygital beauty, junção das palavras em inglês physical (físico, em português) e digital. Segundo pesquisa recente da agência internacional de tendências WGSN, a demanda por experiências inovadoras cresce a cada dia e a oportunidade de conhecer novos produtos e lugares de forma remota e segura faz com que a procura por ambientes fora do óbvio se torne ainda mais presente no cotidiano dos consumidores. Assim, as marcas nativas digitais – cuja conexão com a tecnologia élegítima– avançam com inovações que beneficiam tanto o mercado como o consumidor final.
Sobre a novidade MeuQ
Um novo serviço para salões de beleza acaba de chegar ao mercado nacional possibilitando que também entrem no modelo de personalização, tendênciaforte e crescente no cenário de beleza atual. A MeuQ, startup pioneira na personalização de produtos para cuidados capilares, tem agora uma novidade que promete encantar a clientela de salões de beleza e ampliar sua presença para novos momentos de consumo. Trata-se de uma máquina de manipulação on place, que entrega a experiência de personalização via profissionais de beleza, que podem criar soluções únicas de tratamentos capilares, atendendo a individualidade de cada cabelo e elevando a experiência e performance dos serviços em salões por meio da Inteligênciaartificial e de um sistema automatizado de personalização.
Com utilização de Inteligência Artificial agregada ao diagnóstico do profissional, o novo equipamento irá cruzar a base de dezenas de ativos disponíveis para entregar o melhor tratamento para cada cliente, trazendo uma experiência única e potencializando ainda mais os resultados. Além dos tratamentos, a máquina também direcionará os produtos ideais para utilização no pré-tratamento. “Queremos agregar valor ao profissional de cabelo, que terá a tecnologia aliada aos seus serviços, com um controle muito maior do uso consciente de produtos capilares, sem desperdício e com um custo mais acessível do que o praticado hoje no mercado pelas grandes marcas”, revela Pedro Nunes, co founder do MeuQ.
O novo serviço especial de personalização capilar através da nova máquina da MeuQ trará ainda mais rentabilidade para os profissionais de beleza em seus serviços, com a diminuição do desperdício – sem os erros que podem ocorrer em misturas químicas feitas manualmente – lançamento dos serviços na comanda do salão de forma automática e pagamento de comissão instantânea. Para os clientes, outra vantagem é que a máquina também amplia o número de opções de tratamentos oferecidos pelo salão. A partir de fevereiro do próximo, a novidade chega aos salões por meio do renomado cabeleireiro Wanderley Nunes. Depois do pontapé inicial do lançamento, a ideia é expandir a atuação para vários outros endereços da capital ao longo do ano e depois em todo o Brasil.
Sobre a marca
Atuante no mercado de personalização há três anos e a primeira marca do Brasil de produtos personalizados a estar presente no e-commerce da Beleza na Web, a visionária MeuQ percebeu seu potencial para detectar demandas de suas consumidoras e criou muitas linhas de produtos a pedido da clientela ao longo de sua trajetória. No cenário pós-pandemia, sua alternativa para sair do foco total no digital foi criar uma forma de ampliar seus canais dentro do modelo de personalização para além do consumidor final. A ideia inicial de trazer para o Brasil um conceito inédito no mercado de beleza veio em 2020, com as transformações provocadas pela digitalização e a necessidade de se relacionar de forma cada vez mais direta com o consumidor. Pioneira em produtos de haircare personalizados, a MeuQ tem a tecnologia como sua maior aliada sempre e seu papel de protagonismo é comprovado por conta da possibilidade de uma personalização especial, que agrega valor à experiência de compra para quem gosta de exclusividade.
A empresa utiliza uma plataforma de inteligência artificial e data sciencepara produzir shampoos, condicionadores, leave-in e máscara capilar em formato 100% tailor made. Suas fórmulas são criadas a partir de um questionário no e-commerce da marca, que contempla variantes como tipo de cabelo, estrutura capilar e couro cabeludo, além de objetivos como hidratação, nutrição, proteção de cor, volume e definição de cachos. Depois de responder as perguntas, o cliente recebe um produto único, criado a partir de suas preferências e características específicas. A ideia de inserir o cliente no processo de desenvolvimento do produto ganhou cara nova na proposta da MeuQ, que vem para empoderar a individualidade de cada cabelo, valorizando ao máximo toda a sua pluralidade. A marca oferece multiplicidade de acordo com objetivos, gostos, preferências e estilo vida de seu consumidor, considerando a individualidade e os diferentes momentos da vida para desenvolver seus produtos. Tudo é exclusivamente pensado para atender às diferentes necessidades de cada cabelo, de cada consumidor.