5 DE SETEMBRO É CELEBRADO O DIA DA AMAZÔNIA

Esta data foi criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da maior floresta tropical do mundo e da sua biodiversidade para o planeta.

A data escolhida faz referência ao dia 5 de setembro de 1850, quando o Príncipe D. Pedro II decretou a criação da Província do Amazonas (atual Estado do Amazonas).

Não há muitos motivos para comemoração e sim para preocupação. A floresta amazônica atualmente está ameaçada pelos constantes desmatamentos ilegais, afetando diretamente a fauna e a flora da região, causando desequilíbrios e crises ambientais a nível global.

Dados Importantes sobre a Amazônia

Com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros apenas de floresta, a Amazônia está presente em 8 estados brasileiros: Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Roraima, Rondônia, Tocantins e parte do Maranhão e Mato Grosso.

Gocta Falls, Amazonia Peru

Na América do Sul, compreende os seguintes países: Suriname, Bolívia, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Peru e Equador.

O clima na região amazônica é predominantemente equatorial/quente e úmido.

Outro recorde da Amazônia é a sua bacia hidrográfica. Com cerca de 7 milhões de quilômetros de extensão, os principais rios da região são: Amazonas (maior do mundo em extensão), Negro, Trobetas, Japurá, Madeira, Xingu, Tapajós, Purus e Juruá (todos afluentes do Rio Amazonas).

A Floresta Amazônica é um dos grandes patrimônios da Terra, e grande parte de sua extensão está localizada no Brasil. Mesmo assim, muitas curiosidades sobre ela não são de conhecimento da maioria dos brasileiros. Confira nesse artigo 7 curiosidades sobre a Amazônia.

Fonte das informações: FactSlides

1 – 20% do oxigênio presente na Terra é gerado pela Floresta Amazônica.

2 – O Rio Amazonas, outrora, já fluiu no sentido contrário – ou seja, de leste para oeste.

3 – A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais do mundo.

4 – Em 2008, a Noruega doou 1 bilhão de dólares para ajudar a salvar a floresta tropical da Amazônia.

5 – O Rio Amazonas descarrega no Oceano Atlântico pelo menos 5 vezes mais água que qualquer outro rio do mundo.

6 – Iquitos, no Peru, é a cidade mais inacessível por estradas no mundo. A cidade se localiza dentro da Floresta Amazônica e possui aproximadamente 400 mil habitantes.

7 – Não existe absolutamente nenhuma ponte sobre o Rio Amazonas.

 

 

FONTES:
https://www.calendarr.com/brasil/dia-da-amazonia/

7 curiosidades interessantes sobre a Floresta Amazônica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.