“AS BOAS PRÁTICAS ME INSPIRAM”

#InVogaPersona com Gloria Pires em um novo momento: sua atuação no empreendedorismo de forma consciente e responsável.

Por: Larissa Barreto | Fotos: Marcelo Faustini

Um dos rostos mais familiares para todos os brasileiros de diversas gerações é o dela, a atriz que já interpretou diversos papéis que marcaram a história da televisão brasileira. Do drama ao humor, Gloria Pires sustenta um talento indiscutível na arte de interpretar. Aos 57 anos, em um mood perceptível para quem acompanha essa inspiradora mulher, a sabedoria se faz mais presente com novas ideias e atitudes em sua vida carreira e vida pessoal – que se entrelaçam de forma leve e fluida. Com o início da ‘BemGlô’, sua loja colaborativa que reúne marcas diversas mas com semelhantes valores e ideais, é possível sentir de perto o novo momento de Gloria, mais consciente e responsável consigo e, em consequência, com o mundo e as pessoas. Nosso #InVogaPersona desta semana traz toda a perspectiva que inspirou colaborações, parcerias e mudanças em prol de um mundo melhor – o que, neste ano, foi mais necessário que nunca. Confira o empreendedorismo exercido de uma forma transformadora que vem trazendo não só melhorias para o meio ambiente mas também para quem faz parte dessa corrente de boas intenções, assim como Gloria, que vem representando tão bem mais um papel agora: o de empresária e cidadã!

INVOGA – VOCÊ AFIRMOU QUANTO A COLAB BEMGLÔ COM SUNTIME QUE “A IDEIA É PROPOR UMA MODA RESPONSÁVEL E CONSCIENTE, ROUPAS QUE FOSSEM CONFORTÁVEIS, FEITAS A PARTIR DE MATÉRIA PRIMA COM BAIXO IMPACTO AMBIENTAL”. COMO FOI O DESPERTAR PARA ESSA CONSCIÊNCIA QUE GEROU ESSA UNIÃO ENTRE VOCÊS (BEMGLÔ E SUNTIME)? É UMA SINTONIA DE IDEAIS, CONCORDA?

GLORIA PIRES: Sim, concordo. Essa sintonia já vem há algum tempo e durante a quarentena só fortaleceu.  E isso fez com que a gente revesse nossos hábitos para ter mais responsabilidade com o meio ambiente, acho que as atitudes “do agora” é você ser consciente, sabe? E como se diz: O lixo nunca vai ser o lixo, ele sempre vai parar em algum lugar. Até porque não existe ainda políticas que obriguem as empresas que produzem a matéria prima a receberem essa matéria prima depois de utilizadas. Então, acaba que tudo isso vai para o mar, para as estradas e termina causando estragos na natureza.

 

INVOGA – QUANDO VOCÊ DIZ QUE “A PANDEMIA VEIO ACELERAR A PERCEPÇÃO DE QUE PRECISAMOS REVER URGENTE NOSSOS HÁBITOS DE CONSUMO”, E PROPÔS UM CONSUMO MAIS CONSCIENTE E UMA NOVA MANEIRA DE FAZER MODA, A QUE – OU QUEM – VOCÊ ATRIBUI ESSA IDEIA? O PERÍODO DA PANDEMIA FOI, PORTANTO, DECISIVO EM QUESTÕES PESSOAIS E PROFISSIONAIS?

GLORIA PIRES: Eu disse que a pandemia veio acelerar porque nesse processo de estarmos todos privados dos nossos hábitos comuns do dia-a-dia, coisas que a gente ainda fazia sem pensar no momento em que a gente teve que ficar todo mundo dentro de casa e abrir mão desses confortos houve uma percepção comum de que realmente nós colorimos muito as fotos que começaram a surgir na internet sobre, por exemplo, a praia da Urca aqui no Rio, os canais de Veneza, praias que eram reconhecidas pela sua poluição, isso tudo mudou radicalmente, quando o ser humano saiu de circulação.

 

INVOGA – SUA TRAJETÓRIA DE SUCESSO COMO ATRIZ NOS FAZ TER A CERTEZA QUE ATUAR É UM DOS SEUS PROPÓSITOS. COMO FOI O MOMENTO NO QUAL VOCÊ ENXERGOU ESSE OUTRO/NOVO MOMENTO PARA SUA VIDA, COMO EMPREENDEDORA?

GLORIA PIRES: Há tempos estava querendo algo que unisse o meu lifestyle à oferta de produtos. Dentro desse conceito de sustentabilidade que, desde os anos 90, tem sido fortemente, alertado. A criação da Bemglô (e-commerce com conteúdo) aconteceu em decorrência da percepção dessa ferramenta poderosa, não apenas de venda, mas de inspiração, informação e educação.

 

INVOGA – QUEM E O QUE TE INSPIRA COMO SER HUMANO, CIDADÃ E EMPREENDEDORA?

GLORIA PIRES: As boas práticas me inspiram. A ciência aliada ao bom-senso; o conhecimento; especialmente, todas as “pequenas ações”, como a do Diego Saldanha, que criou uma barreira feita de galões, onde ele mesmo recolhe toneladas de lixo, diariamente.

 

 

INVOGA – SEUS REFERENCIAIS NA MODA E NO EMPREENDEDORISMO SÃO DE PESSOAS QUE, DE CERTA FORMA, TÊM UMA VEIA PARA MUDAR O MUNDO E FAZER DELE UM LUGAR MELHOR? QUEM SERIAM ELES? – PESSOAS, EMPRESAS, INSTITUIÇÕES

GLORIA PIRES: Pra mim é imprescindível pensar no outro. As instituições, pessoas e empresas que tenham atuação transparente, trazendo autonomia, empoderamento, acolhimento, me inspiram. É nesse sentido que a Bemglô tem caminhado, divulgando e comercializando produtos que são fruto de upcycling, de práticas sustentáveis, atuando no empoderamento de grupos espalhados por todo o Brasil – verdadeiros artistas.

 

 

 

INVOGA – O CONSUMO CONSCIENTE É UMA QUESTÃO QUE PRECISA SER LEVADA A SÉRIO E PORTANTO, SE TORNA UM LIFESTYLE PARA QUEM ENTENDE A NECESSIDADE E URGENCIA DO ECO NA MODA. COMO FOI O MOMENTO QUE VOCÊ ENXERGOU ISSO?

GLORIA PIRES: Pra mim não houve um momento específico – é algo que vem acontecendo, ao longo dos anos.

 

INVOGA – QUAIS PRÁTICAS ECOLOGICAS E CONSCIENTES VOCÊ BUSCA TER NO SEU DIA A DIA, EM SEU LIFESTYLE?

GLORIA PIRES: Descarte do lixo; nada de saquinhos plásticos, copos e canudos descartáveis; produtos de limpeza naturais; torneira e chuveiro somente para enxágue.

 

INVOGA – COMO É CONCILIAR TANTOS PAPEIS NA VIDA: DE MULHER, MÃE, ESPOSA, EMPREENDEDORA, ATRIZ… E AINDA CONSEGUIR ESTAR COM A MENTE PLENA, EM HARMONIA?

GLORIA PIRES: Tem um ditado que diz que a prática leva à perfeição (risos). Claro que o perfeito não existe, mas tenho treinado bastante, há pelo menos 30 anos.

INVOGA – PARA VOCÊ, QUAIS AS MAIORES DIFICULDADES DE EMPREENDER ATUALMENTE? QUAIS APRENDIZADOS VOCÊ TEVE ATÉ AGORA NESSA JORNADA DE CONEXÃO COM PESSOAS E PRODUTOS EM COLABORAÇÕES, LOJA EM FUNCIONAMENTO, CRIAÇÃO E INSPIRAÇÃO?

GLORIA PIRES: Nosso aprendizado, com a Bemglô tem sido constante. Quando abrimos, foi difícil encontrar produtos e referências dentro do segmento de sustentabilidade. Erramos, acertamos, revimos nossos conceitos, esse processo nunca acaba. Entendemos que o caminho da sustentabilidade é muito complexo, principalmente porque somos um comércio, então nesse sentido, buscamos trabalhar com impacto positivo e fomentar a economia circular e afetiva. Tivemos a nossa grande parceria com a Rede Asta, desde então seguimos ampliando nossa curadoria e parceiros. A Bemglô nos trouxe a certeza de que a única saída para o futuro é agir de forma coletiva e colaborativa. Juntes criamos uma rede potente e afetiva.

 

 

INVOGA – O QUE O MUNDO PRECISA PARA SER UM LUGAR MELHOR PARA TODOS?

GLORIA PIRES: Que haja oportunidades na saúde, moradia, educação e trabalho; que a ganância dê espaço para o bom-senso; sobretudo, que deixemos o planeta se recuperar.

 

INVOGA – NO SEU ÍNTIMO, EM QUAL MOMENTO A ARTE DA INTERPRETAÇÃO E DO EMPREENDER SE CONECTAM? EXISTE UM ELO NA CRIATIVIDADE E INSPIRAÇÃO PARA ATUAR E EMPREENDER EM UMA IDEIA?

GLORIA PIRES: Os processos criativos podem se equiparar, mas são “entregas” totalmente distantes. Na criação de uma personagem entra muita pesquisa, mas o desenvolvimento todo é bem pessoal. Criando a Bemglô, houve muita pesquisa que nos levou ao encontro de muitas pessoas, e isso fez com colocasse de pé um combo o qual não havia referência no Brasil.

 

 

INVOGA – A Bemglô é parceira da Rede Asta, rede criativa que reúne, capacita e empodera mais de 8 mil artesãs. Como se deu essa união e o que ela representa?

GLORIA PIRES: A rede Asta estava procurando um canal para ofertar e propagar os produtos feitos pelas mulheres que pertecem à rede e nós, da Bemglô, estávamos procurando justamente produtos que contassem as histórias de quem faz e, nesse sentido, foi um lindo encontro. Ela capacita mulheres artesãs do Brasil inteiro, hoje são mais de oito mil potências femininas trabalhando com diferentes técnicas e matérias-primas, resíduos que antes seriam descartáveis.
Então, esse trabalho não é só feito à mão mas também por meio da capacitação dessas mulheres que representam o empoderamento feminino em sua essência.

 

 

INVOGA – O SELO ‘EU RECICLO’, QUE GARANTE A COMPENSAÇÃO DAS EMBALAGENS PARA DIMINUIR O IMPACTO NO MEIO AMBIENTE, É UMA AÇÃO SUPER EFICAZ DA MARCA. VOCÊ LEVA INICIATIVAS ECO PARA SEU LIFESTYLE – PARA ALÉM DA BEMGLÔ?

GLORIA PIRES: Sim! Como falei anteriores tentei unir o máximo. E no meu dia -dia é bem presente essa iniciativa.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.