Coluna ECOS – Exemplo, Cooperação, Otimismo e Solução!

Olá, espero que todas e todos vocês estejam bem! Eu sou Letícia Veloso e esta é a estreia da coluna ECOS aqui na In Voga.

 

Hoje eu vou contar para vocês um pouco sobre a mim, assim vocês podem me conhecer um pouquinho e sobre o que vocês podem esperar da coluna ECOS.

 

Eu sou paulistana, mas minha família é quase toda mineira. Sou apaixonada pelo Brasil, pela nossa biodiversidade, pela culinária, pela música, nossa cultura e pela força, resiliência, alegria e energia dos brasileiros.

 

Sou formada em Ciências Sociais pela PUC SP, mas há 19 anos trabalho na área de comunicação.

 

Sou sócia da Index, agência de estratégia de comunicação, que este ano comemora 24 anos e onde, ao lado das minhas sócias Taci e Sussu, eu atuo nas áreas de moda, arquitetura, arte, design, projetos de impacto positivo e Gente & Gestão.

 

Há 3 meses também faço as mediações das lives de responsabilidade social do #IguatemiDaily, plataforma de conteúdo digital do grupo Iguatemi.

 

Aliás, responsabilidade social é um tema que me acompanha há muitos anos e que vou também abordar por aqui.

 

Falando um pouco sobre a coluna, o nome ECOS tem alguns significados, mas hoje vou contar sobre um deles! ECOS é uma sigla para Exemplo, Cooperação, Otimismo e Solução!

 

E por que dessas 4 palavras?

 

Primeiro, porque acredito que temos que ser Exemplo daquilo que sonhamos para nossa sociedade. Tem uma frase de Gandhi que sempre me inspirou muito: Seja a mudança que vc quer ver no mundo! Ninguém é perfeito, mas cada um pode dar o melhor de si!

 

Cooperação porque acredito que só vamos superar essa ou qualquer outra crise se o poder público, o setor privado e a sociedade civil trabalharem em conjunto.

 

Otimismo, pois temos que acreditar sempre e nunca perder a esperança !

 

E por fim, Solução, porque não basta só falar, é preciso agir!

 

E aqui a gente vai mostrar muitas histórias inspiradoras de pessoas, empresas e instituições que estão resolvendo desafios da sociedade.

 

E por que é tão importante falarmos sobre esses temas hoje?

 

Vou mostrar alguns dados para vocês!

 

Em 2015 os 193 países-membros da ONU assinaram um acordo com 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (os famosos 17 ODS) para acabar com a pobreza e outros problemas da sociedade até 2030. Alguns dados Brasil já se mostram melhores, mas ainda estamos longe do ideal e só temos mais 10 anos para atingirmos essas metas!

 

30M de brasileiros ainda não tem acesso a água tratada

 

E 100M não tem acesso a coleta de esgoto

 

O Brasil produz em média 240 mil toneladas de lixo por dia. Nós reciclamos só 3,85% desse lixo e metade do país ainda despeja lixo a céu aberto

 

Mas para não perder o otimismo, temos dados positivos também!

 

Cerca de 51% dos jovens de 18 a 35 anos no mundo já estão comprando produtos de empresas mais conscientes e responsáveis, isso mostra uma tendência de comportamento interessante!

 

As boas práticas ambientais, sociais e de governança – da famosa sigla ASG – ou ESG em inglês,  estão cada vez mais presentes no ambiente corporativo

 

As doações para combater o Covid 19  chegaram a R$ 6 bilhões de reais

 

O Brasil pode sim se transformar num país menos desigual, mais justo e melhor para todas e todos! Mas é preciso de união e comprometimento de todos brasileiros!

 

Obrigada acompanharem até aqui!

Nos vemos em breve!

Letícia Veloso

Créditos Imagens: Olívia Rios

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.