Guto Requena e Editora Senac São Paulo lançam livro que discute o papel da arquitetura na era digital

Obra traz conceitos essenciais para entender o que é um habitar híbrido e quais suas aplicações; lançamento será em 25/9, na Livraria da Vila da Alameda Lorena, no Jardins

Devido a diversas transformações ocorridas no último século no cotidiano doméstico, o significado de habitar alterou-se de forma rápida e profunda. Atualmente, o entendimento desse conceito é fundamental para a análise das mudanças ocorridas no espaço físico da habitação e para futuros projetos. Com essa proposta, o arquiteto brasileiro Guto Requena, reconhecido mundialmente, lança o livro Habitar Híbrido: subjetividades e arquitetura do lar na era digital. A publicação é ilustrada com projetos do arquiteto desenvolvidos entre 2007 e 2018, que abrangem concepções de lar, instalações, objetos sensíveis e arte pública.

Após concluir a dissertação de seu mestrado sobre o tema na Universidade de São Paulo (USP), Guto retoma a publicação, acrescentando conceitos essenciais para entender o que é um habitar híbrido na atualidade ao instigar o leitor a pensar sobre o impacto da tecnologia nas formas de viver. A obra provoca uma reflexão sobre a habitação híbrida e interativa e analisa a concepção de projetos de arquitetura, sua produção e o resultado espacial em construções residenciais. Habitar Híbrido mapeia novas oportunidades para o desenho do habitar e fornece critérios que podem auxiliar no pensamento sobre a domesticidade contemporânea.

“O estudo das transformações que ocorrem nas famílias e a influência das novas tecnologias numéricas nos ambientes é imprescindível à disciplina do arquiteto e do designer que acredita em um necessário redesenho do habitar. Espero que a leitura deste livro promova reflexões sobre questões fundamentais dos novos modos de viver nesta era, que vem desmaterializando a casa e expandindo o lar para territórios muito mais simbólicos”, pontua o arquiteto, que já recebeu diversos prêmios de arquitetura e design, palestrou e expôs em mais de vinte países.

A publicação é dirigida a arquitetos e estudantes de arquitetura, pois apresenta novas formas e fazer, pensar e compreender a área em que atuam, valorizando o uso das tecnologias de informação e comunicação para criar uma arquitetura emocional, na qual ambientes interativos e híbridos podem responder a estímulos, sensibilizar e promover maior conexão entre as pessoas.

O lançamento do livro será em 25 de setembro, quarta-feira, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1.731 – Jardim Paulista – São Paulo/SP).

Ficha técnica:

Habitar Híbrido: subjetividades e arquitetura do lar na era digital Autor: Guto Requena

Páginas: 192

Preço: R$ 80,00
Onde comprarwww.livrariasenac.com.br

Editora Senac São Paulo

Sobre o autor

Guto Requena – nascido em 1979 em Sorocaba, interior de São Paulo, graduou-se em arquitetura e urbanismo em 2003, pela Universidade de São Paulo (USP). Durante nove anos, foi pesquisador do Nomads.usp, do Centro de Estudos de Habitares Interativos da USP. Em 2007, obteve o seu mestrado na mesma universidade, com a dissertação “Habitar híbrido: interatividade e experiência na era da cibercultura”. Em 2008, fundou o Estúdio Guto Requena e, a partir daí, recebeu diversos prêmios, palestrou e expôs em mais de vinte países. Entre 2012 e 2015, foi colunista de design, arquitetura e urbanismo da Folha de S. Paulo, além de ter colaborado com diversas revistas. Desde 2011, o arquiteto cria, roteiriza e apresenta séries para a tevê, web e cinema.

Serviço:

 

Lançamento do livro Habitar Híbrido: subjetividades e arquitetura do lar na era digital

Data: 25 de setembro – quarta-feira

Local: Livraria da Vila – Alameda Lorena, 1.731 – Jardim Paulista

Horário: Das 18h30 às 21h30

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.