DOSSIÊ DA ACNE

A fisioterapeuta dermatofuncional Monaliza Cavalcante dita o caminho das pedras para manter uma cútis plena no calorão do Nordeste. Afinal, além de deixar o bronze em dia, o nosso clima facilita a produção de óleo na pele e, consequentemente, acne, até mesmo em adultos.

A genética de quem nasceu em lugares mais quentes, como o Nordeste, é diferente. Para cada um grau a mais na temperatura, a pele produz 10% a mais de óleo. Para tentar fazer um escoamento dessa produção excessiva, os poros se dilatam. Essas características dão vazão para que as acnes se proliferem facilmente. Mas, calma! Cuidados básicos – mas com ativos inovadores – ajudam a controlar o problema. 

  

 

1 – Higienizar: Sabonetes para a pele acneica devem ter, em sua composição, ácido salicílico, substância bactericida e anti-inflamatória que combate a bactéria que promove a acne. 

A dica de ouro, aqui, é ficar atento às lavagens. “Lavar demais a pele ou utilizar produtos muito secativos, que dão sensação de pele seca, podem ter o efeito contrário, pois a pele reage e acaba produzindo ainda mais óleo”, diz Monaliza. Basta lavar duas vezes ao dia, tá? 

2 – Tonificar: Segundo a dermatofuncional, “as pessoas negligenciam o uso do tônico por acharem trabalhoso, mas é uma parte essencial para dar saúde à derme”. Pensando nisso, as empresas de cosméticos deixaram esse processo mais fácil. Águas termais enriquecidas de ativos são novidade no mercado e uma mão na roda de quem não tem muito tempo (ou paciência) para a rotina de beleza. “Uma inovação que está muito em alta é a água termal secativa, que traz na composição o canabidiol. O composto aumenta o efeito de proteção da pele, aumentando sua imunidade, para que a bactéria não se prolifere. É isso que buscamos hoje, não apenas tratar o problema, mas evitar que ele retorne”. 

3 – Proteção: Ela deixou de ser voltada apenas para os raios solares. As luzes artificiais, como computador, celular e lâmpadas, o calor do ambiente, e até a desidratação do ar condicionado também agridem a tez. Para isso, o protetor multifuncional – e também em spray – é a melhor pedida. P.s: Seu smartphone tem a opção de mudar a cor da luz e deixá-la mais leve? Ative-a. A pele agradece. 

  

4 – Cuidados específicos: Procure, constantemente, um profissional da saúde para cuidar de sua pele. Após cada avaliação, entram em cena os produtos específicos, muitas vezes manipulados. No caso de mulheres adultas, a acne pode vir de duas formas: espinhas inflamadas, “onde utilizamos um produto mais forte, tópico e com efeito secativo para evitar uma futura mancha”. 

Está de viagem marcada para o Nordeste? Atente-se às dicas da Dra. Monaliza. 

 

 

  1. Sabonete neutro é a chave para não agredir a pele.
  2. Hidratação por aqui deve ser suave. Por isso, experimente hidratantes à base de água, ou, ainda melhor, busque por séruns. O produto hidrata, protege e deixa a pele com baixa oleosidade, por sua consistência aquosa e textura fluida.
  3. Protetor potente, claro!
  4. Esqueça toalhas, de uma vez por todas, para enxugar o rosto. Lenços e papel toalha são amigos de uma cútis bem cuidada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clínica Monaliza Cavalcante: 

@clinicamonalizacavalcante

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.