É DIA DE PENSAR EM SAÚDE

Neste Dia Nacional da Saúde o Dr. Fernando Guanabara te dá dicas para cuidar do seu bem mais precioso!

Neste domingo (5) celebramos o Dia Nacional da Saúde, data importante para se pensar na forma como cuidamos do nosso bem mais precioso. Assim como muitas coisas na vida, a saúde precisa de zelo. Sobretudo, nesta sociedade moderna, com hábitos sedentários e problemas gerados por uma rotina frenética de compromissos e tempo limitado. No topo das causas dos problemas atuais estão o sedentarismo e a alimentação desbalanceada. Essa associação é fator de risco de doenças crônicas, como diabetes, obesidade, hipertensão, câncer e AVC. A Organização Mundial de Saúde (OMS), inclusive, declarou a obesidade um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção para 2025 é que cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. Para mudar o futuro é preciso pensar e mudar atitudes hoje!

Buscar mais qualidade de vida envolve adotar bons hábitos que podem prolongar a vida em até mais de uma década. Essa informação é de uma pesquisa publicada na revista Circulation, da Associação Americana do Coração (AHA), deste ano, divulgada no Brasil pelo Portal Nexo. No estudo, um grupo de pesquisadores, do departamento de Nutrição de Harvard (EUA), analisou dados históricos de mais de 123,2 mil homens e mulheres entre 1980 e 2014, nos Estados Unidos. A proposta da pesquisa é compreender o quanto a adoção de cinco hábitos benéficos para a saúde aumentaria a expectativa de vida de uma pessoa. A pesquisa mostra que os cinco hábitos que melhoram a qualidade de vida são: 1 – não fumar cigarro; 2 – ter uma dieta balanceada; 3 – manter um IMC (índice de massa corporal) considerado saudável, entre 18,5 e 24,9 kg/m²; 4 – manter um ritmo de 30 minutos diários de exercício moderado a intenso; 5 – baixo consumo de álcool.

Tais hábitos fazem parte das recomendações para quem busca anos longevos. Nesse Dia Nacional da Saúde, reforçamos a importância de um novo estilo de vida, com sono de qualidade, controle do estresse, dieta balanceada e rotina de atividade física. Quanto mais cedo se adota uma rotina mais saudável, é possível diminuir consideravelmente as chances de doenças, além de contribuir para um envelhecimento de qualidade. Quem já sofre com uma das doenças crônicas, deve procurar um médico para orientar na mudança do estilo de vida e evitar mais problemas. Deixo uma reflexão: como você quer envelhecer e o que faz hoje para ter o que sonha?

 

Dr. Fernando Guanabara

 referência em medicina preventiva

drfernandoguanabarafilho@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.