DESCUBRA O QUE É DISBIOSE INTESTINAL E COMO TRATAR

#COLUNISTASINVOGA | O Dr. Fernando Guanabara te explica tudo sobre a Disbiose

Recebo diariamente no consultório casos de disbiose intestinal. “Mas dr., o que é disbiose?” bom, disbiose intestinal é quando a nossa flora intestinal entra em desequilíbrio e reduz a capacidade de absorção causando carência de nutrientes, vitaminas e minerais. Geralmente os sintomas são náuseas, gases, diarreia ou prisão de ventre.

A boa notícia é que tem cura e a principal forma passa por reeducação alimentar. O importante é dizer que a disbiose precisa ser tratada, pois pode causar inflamação em todo o organismo.

Suas causas podem estar relacionadas com o uso de antibióticos, laxantes e também devido ao uso abusivo de álcool. O estresse, uma alimentação inadequada com excesso de açúcar, alimentos refinados e industrializados e pobre em fibras, assim como algumas doenças intestinais, como diverticulose, inflamação intestinal e a prisão de ventre, também favorecem o desequilibro da flora intestinal e, consequentemente, da instalação da disbiose.

Para tratar a disbiose é necessário ser acompanhado por profissionais capacitados, porque o tratamento consiste em restabelecer a flora bacteriana saudável com o uso de probióticos. O indivíduo deve consumir também alimentos ricos em fibras, pois ambos estimulam o crescimento das bactérias boas do intestino, ajudando a estabelecer a absorção de nutrientes e vitaminas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.